Desde pequena acho curioso e engraçado o fato de celebrarmos todas as nossas voltas ao redor do Sol, e hoje, num ensolarado dia, você completa mais uma volta, seja lá o que isso possa significar – e sinto que pode significar muito. 
Essa translação que estamos comemorando foi completamente singular e inesperada, com direito a pandemia global e isolamento social. Ironicamente, você passou boa parte dos 365 dias que compõe o trajeto elíptico, dentro de uma pequena casa, onde a luz entra cirurgicamente em algumas horas do dia. 
Acho que nesse ano passamos a valorizar mais cada fração do Sol que ilumina nossas casas, assim como passamos a valorizar mais cada volta que conseguimos dar ao redor Dele. As vezes penso se em outros satélites, de outros sistemas, qualquer coisa como gente, comemore coisas como aniversários e assopre coisas como velas para marcar coisas como o tempo, durante suas findas existências.
Isso eu não sei. Mas sei que nesse mundo girante chamado Terra eu me sinto grata por dividir a passagem do tempo com você. E por poder celebra-la com felicidade. 
Quando celebro a vida das pessoas ao meu redor, penso como é magnífico que o universo tenha me presenteado com algo tão raro como o encontro, ainda mais em tempos de não-encontro, ou afastamento. Em tantas dimensões de tempo-espaço – e são tantas que nem se pode dizer quantas –  aqui e agora estou, com pessoas tão únicas e especiais como você.  
Espero que na sua próxima maratona em volta do Astro, ele possa estar mais presente em nossas vidas. Que haja Luz, que haja Sol, que haja Calor. E que haja saúde e felicidade para aproveitarmos essa breve e intensa chama de vida que nos é dada. 
Por fim, espero também que o meu presente te dê diferentes visões sobre o universo – seja ele a casa do vizinho (nós sabemos como curtimos uma fofoca), ou a imensidão do céu estrelado em um dia de camping. Simbolicamente, que a mudança de perspectiva em ver as coisas minúsculas de forma grande e as coisas gigantes no tamanho de uma lente, amplie ainda mais o seu olhar para com a vida. 
Com carinho, 
Cacá.
(carta de feliz aniversário pandêmico, binóculo de presente)